4 jan · admin · Nenhum Comentário

A HISTÓRIA DA BEFANA

O dia 06 de janeiro é o dia em que celebramos a Epifania, ou seja, a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Esta comemoração nasceu como uma festa cristã, mas hoje é mais lembrado como o dia da Befana, onde uma velha e enrugada senhora vestida com trapos (semelhante a uma bruxa) chega voando sobre uma vassoura e entrega doces para as crianças que se comportaram bem e carvão para aquelas que não se comportaram tão bem assim.


Reconstruir a história exata da Befana é uma tarefa difícil, porque é uma data que se sobrepõe a diversas tradições e lendas, cristãs e pagãs.
Uma das hipóteses mais prováveis recorda que os romanos usualmente homenageavam a Mãe Natureza no início de janeiro, exatamente 12 dias após o solstício de inverno. Eles comemoravam a morte e o renascimento da natureza e acreditavam que Diana, a deusa da vegetação, voando propiciava a fertilidade de suas terras.
A partir do século IV d.C. a Igreja Romana condenou todas as crenças pagãs e mudou totalmente as características da deusa Diana, ligando a sua imagem à feitiçaria por ser capaz de voar, e mais tarde foi descrita como uma velha bruxa.
Mas para entender por que esta bruxa se tornou o símbolo da Epifania temos que compreender a palavra “epipháneia” e uma lenda do século XII revista no modo cristão.

Em grego antigo “epipháneia” era para referir-se a uma aparição, uma manifestação e é por isso que tal expressão foi usada para indicar e lembrar a visita dos Reis Magos, levando ouro, incenso e mirra para o Menino Jesus.
E isso está relacionado com uma lenda que diz que no percurso para chegar até a cabana de José e Maria em Belém, os Reis Magos pediram ajuda à uma mulher idosa para que lhes mostrasse o caminho, mas ela se recusou. Pouco depois ele se arrependeu da grosseria que havia praticado, colocou um pouco de doces em uma cesta e foi, em vão, em busca dos três homens. Não conseguiu mais encontrá-los e desde então vagueia pelo mundo dando doces para as crianças para se fazer perdoar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOU PARA ITALIA

A NOSSA MISSÃO

Oferecer aos nossos clientes soluções alternativas que venham a superar ás expectativas e as necessidades, estabelecendo uma sólida relação profissional e de amizade, baseada na confiança e no compromisso.

NEWSLETTER

© Copyright 2017 vouparaitalia.com Todos os direitos reservados