22 maio · admin · Nenhum Comentário

SANTA RITA DA CASCIA

Vestidos de noiva? As freiras do mosteiro de Santa Rita de Cássia oferecem em doação.

No mosteiro de Santa Rita de Cássia (na cidade de Cascia – Itália), o vestido de noiva é gratuito. Existem mais de 300, todos de segunda mão, doados por solidariedade ou em devoção a Santa Rita. Irmã Maria Laura, que já foi costureira, é a responsável pela parte de doação dos vestidos. Este trabalho de caridade nasceu na década de 50, quando atendia jovens moças com dificuldades sociais, que eram hóspedes na estrutura de Santa Rita.

 

Estão a disposição de qualquer futura noiva, seja ela cristã ou laica.

Uma sala no interior da clausura reúne um tesouro… centenas de vestidos de noiva, divididos por tamanho e na espera de quem os usará. No passado, as noivas eram recebidas fora da clausura e tinham à disposição somente um pequeno espelho para fazer a prova. Mas desde outubro de 2013, vendo o aumento dos vestidos doados e da demanda, foi ampliado o espaço e agora podem espelhar-se de corpo inteiro. Vendo tanta generosidade, muitas deixam uma oferta para o convento. Paola chegou em Cascia vinda de Acquasparta, na província de Terni, depois de ouvir a experiência de algumas de suas amigas:

“A escolha que fiz foi para experimentar a providência que tem estado conosco em tantas de nossas escolhas, tanto na escolha de se casar, quanto na escolha da casa, na recepção dos convidados… são pequenas coisas que nos fazem sentir que não estamos sozinhos.”

Muitas noivas devolvem os vestidos para o convento, mas para outras é mais difícil:

“Eu ainda não trouxe de volta, porque na verdade eu gostei muito dele e também minha irmã. A minha irmã mais nova me disse: “Não devolve ainda, porque este vestido é lindo, e talvez um dia eu também o use.” Mas depois certamente será devolvido.”

ELISA, de Bolonha, descobriu esta iniciativa através do Serviço de Orientação aos Jovens de Assis. E com ela veio junto uma sua amiga:

“Quase ninguém conhecia esta iniciativa, assim que eu contei para minha amiga ela imediatamente me disse: “ah, finalmente encontrei um lugar para o meu vestido. Vou contigo: eu doo o meu e você encontra o seu.”

Um vestido de noiva atualmente pode custar muito… Mas muitas vezes não é o motivo econômico que faz mover as futuras noivas:

“Eu diria que, mesmo que eu tivesse uma ótima situação econômica, me incomodaria um pouco gastar assim tanto dinheiro por um vestido que se usa somente um dia. Um vestido doado adquire um valor que não se alcança nem mesmo com os melhores tecidos do mundo! “

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOU PARA ITALIA

A NOSSA MISSÃO

Oferecer aos nossos clientes soluções alternativas que venham a superar ás expectativas e as necessidades, estabelecendo uma sólida relação profissional e de amizade, baseada na confiança e no compromisso.

NEWSLETTER

© Copyright 2017 vouparaitalia.com Todos os direitos reservados