cidadania italiana

Serviços Consulares e de Cidadania

Queremos ajudar vocês!

Este serviço foi criado para ajudar os cidadãos italianos residentes no exterior e os requerentes da cidadania italiana por descendência ou por casamento para quem consigam utilizar as plataformas e os sites disponibilizados pelos Consulados e pela burocracia italiana.
Manter o cadastro pessoal atualizado é uma das principais obrigações do cidadão italiano.
Isso permite, entre outras, de renovar o passaporte italiano. Com o cadastro atualizado o cidadão italiano pode receber em casa as cédulas para as votações e os referendum que acontecem na Itália.

Com este serviço queremos também dar um suporte para simplificar e ajudar os descendentes de italianos na preparação de toda a documentação para dar entrada no processo da dupla cidadania.

FAST IT - Cadastro e atualização AIRE

O cidadão italiano residente no exterior (também você que recebeu a cidadania por descendência ou por casamento) tem a obrigação de manter atualizado o cadastro A.I.R.E. 

A.I.R.E. significa Anagrafica Italiani Residenti all’Estero. 

Para fazer isso é necessário acessar á plataforma FAST IT disponibilizada pelo Ministero degli Esteri Italiano.

A “ficha AIRE” deverá ser sempre atualizada cada vez que o cidadão italiano muda de endereço, casa, tem filhos ou divorcia. Esta é uma obrigação que permite ao cidadão italiano de votar nas eleições italianas (não é obrigatório votar) e principalmente de emitir e/ou renovar o passaporte italiano.

Caso você encontre dificuldades de acesso e preenchimento dos dados pode entrar em contato conosco. 

Nós providenciamos em ativar o registro, inserir todos os dados, atualizar o vosso endereço, comunicar alterações de estado civil e acompanhar a finalização dos pedidos.

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

Preciso deste serviço

PRENOTAMI - Agendamento para cidadania italiana

Alguns Consulados Italianos ativaram em 2022 uma nova plataforma de agendamento para entregar os documentos de reconhecimentos da cidadania italiana por descendência. De fato a fila de espera de alguns Consulados irá desaparecer nos anos, pois não tem mais como enviar o pedido para ganhar o número.

Portanto se você conseguiu preparar toda a documentação do seu processo de reconhecimento da cidadania italiana, pode acessar hoje na plataforma PRENOTAMI e agendar a entrega dos documentos para a próxima semana. Esta plataforma pode ser utilizada também para as pessoas que já estão na fila de espera e que não querem atender a convocação do Consulado que pode demorar muitos anos. 

Nós oferecemos este serviço que porém é esclusivamente reservado às pessoas que já estão com toda a documentação pronta. Isso porque, caso conseguimos reservar a data, o requerente deverá entregar os documentos na semana seguinte ou no máximo nos próximos dez dias.  

Se você requerer este serviço deverá enviar em forma digitalizada em PDF (de preferência) toda a documentação com traduções, apostilas e formulários exigido do consulado da sua jurisdição. 

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

Preciso deste serviço

PASSAPORTO - Agendamento

O Passaporte é, para nós italianos, um simples documento de viagem. Mas sabemos muito bem que para italo-brasileiro o “vermelinho” significa muito mais que isso.

Encontrar uma vaga para a emissão ou a renovação do passaporte tinha se tornado uma loteria. Finalmente o Consulado adotou o metodo que achamos mais correto: 

A VIDEO CHAMADA POR WHASTAPP. 

Não que isso signifique que as coisas se simplificaram, mas pelo menos este método oferece a todos as mesmas possibilidades de conseguir realizar a chamada de video.

Nos sites dos Consulados é indicado o passo a passo. Ressaltamos que o procedimento não é exatamente o mesmo para todos.

Por isso oferecemos este serviço de “encaminhamento” para que você consiga o a realizar o agendamento.

Verificamos o vosso cadastro AIRE, atualizamos se necessário com os dados faltantes e enviamos o PDF do nosso PASSO A PASSO para ter tudo na mão caso alguém do outro lado do seu smartphone atender a sua ligação.  

 

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

Preciso deste serviço

SPID - Credenciamento no sistema público italiano

SPID significa “Sistema Público de Identidade Digital”. 

O SPID permite aos cidadãos italianos de aceder aos serviços online das Administrações Públicas e entidades privadas com uma Identidade Digital única.

Até 31 de dezembro de 2022, os cidadãos poderão, de fato, aceder aos serviços consulares online, sem recurso ao SPID. O portal FAST IT para os serviços consulares pode, assim, continuar a ser utilizado para transmitir os pedidos de registo no AIRE e para usufruir das restantes funções habilitadas, de acordo com os métodos habituais.

A partir do 1º de janeiro de 2023 os novos cidadãos italianos para acessar á plataforma FAST IT irão precisar do SPID e quem já possui as credenciais terá acesso permitido até dia 31 de março de 2023.

No entanto, a comunidade italiana residente no exterior é convidada a adotar as credenciais SPID o mais rápido possível.

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

Preciso deste serviço

Retificações extrajudiciais e judiciais

Os documentos brasileiros podem ser retificados com dois procedimentos diferentes, depende muito da gravidade do erro e da interpretação do oficial do cartório. 

Retificação extrajudicial:  quando o erro é bem claro é o mesmo cartório que efetua a retificação. O custo é menor e o tempo de espera é de até 90 dias. Lembramos que a Lei brasileira sobre esta matéria deixa uma margem bem grande de interpretação e portanto o oficial do cartório pode se negar de retificar erros simples. 

Retificação judicial: é necessária quando o documento possui um erro bem grave ou quando o cartório indeferiu o pedido de retificação extrajudicial. Neste caso os nossos advogados entram com uma ação judicial. O tempo de espera pode ser de até um ano dependendo do Forum.

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

 

Preciso deste serviço

Traduções juramentadas e apostila de Haia

Se você está procurando este serviço é porque está na reta final de preparação da sua documentação do seu processo.

Significa que os seus documentos estão corretos ou já foram retificados e agora os últimos dois passos são as traduções juramentadas e as apostilas de Haia.

Resumindo, falta a “ciliegina sulla torta“, ou a “cereja do bolo” como se diz em português.

Se você não quer gastar um valor alto nas traduções e principalmente nas apostilas (este último valor varia de estado em estado) pode entrar em contato conosco.  

O nosso serviço consiste em traduzir e apostilar os documentos que você nos enviará digitalizados em PDF.
Para se ter uma ideia, no estado de Santa Catarina o valor da apostila Haya é de R$ 47,55 e o reconhecimento de assinatura é de R$ 7,00.

Geralmente os outros estados brasileiros aplicam valores mais altos.

Se no estado onde você reside o valor da apostila fosse maior podemos realizar este serviço aqui conosco.

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

 

Preciso deste serviço

Certidão Negativa (CNN) e Certidão Positiva (CPN) de Naturalização

Quando você decide iniciar o seu processo de cidadania italiana é necessário demonstrar que seu antepassado que veio da Itália não renunciou a cidadania italiana. Para obter esta informação é indispensável ter em mãos as certidões do “Dante Causa”, aqueles do filho/a dele (nascimento e casamento) e solicitar online ao Ministério da Justiça.

Existem dois tipos de certidões.

CNN – Certidão Negativa de Naturalização

Este documento é emitido pelo Ministério da Justiça e certifica que o seu antepassado emigrou para o Brasil e não se naturalizou brasileiro. 

Este documento pode ser solicitado de forma gratuita no site do Ministério da Justiça

Emitindo este documento é necessário colocar todas as variantes do nome e sobrenome que o “Dante Causa” teve.

 

CPN – Certidão Positiva de Naturalização

Também este documento é emitido pelo Ministério da Justiça e certifica o contrário, ou seja, que o seu antepassado emigrou para o Brasil e se naturalizou brasileiro. 

Se realmente se naturalizou será necessário verificar a data de sua naturalização.

Se o imigrante italiano se naturalizou após o filho ter nascido, a transmissão da cidadania continua. Caso contrário, não. 

Para receber este documento é necessário preencher um formulário, anexar as cópias dos documentos do imigrante italiano e enviar por SEDEX o pedido. Após aproximadamente 15 dias você recebe a resposta diretamente por correio. 

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

Preciso deste serviço

LAGOTTO - Pesquisas e buscas de documentos na Itália

Para quem está procurando a certidão de nascimento ou de batismo do seu antepassado nascido na Itália chegou no lugar certo.

Muitas vezes é complicado comunicar com os órgãos públicos italianos ou com os padres de igrejas de pequenos vilarejos. 

Temos profissionais italianos que podem superar essas dificuldades de comunicação e agilizar a busca de uma certidão de batismo ou de casamento manuscrita em um antigo registro, as vezes empoeirado.

Com os órgãos públicos entramos em contato por telefone ou comunicamos utilizando o e-mail certificado. Desta forma teremos certeza que terão um prazo para dar um retorno sobre a nossa busca. 

Se você precisa deste serviço entre em contato utilizando o formulário ao lado. 

 

Preciso deste serviço

sede

REDES SOCIAIS

horário

LOCALIZAÇÃO

Este site utiliza ícones baixados gratuitamente do site icone8.it

© Copyright 2022 VOU PARA ITALIA
Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.